Curiosidades sobre Papai Noel

Endereço do Papai Noel

Há grande polêmica em torno do endereço do Bom Velhinho. Groenlândia, Finlândia e Suécia conclamam serem seus lares. O bispo São Nicolau viveu na Groenlândia, de onde vem a lenda que diz que o Papai Noel mora em um vale secreto do pólo Norte, entre as geleiras do nordeste do país.

A residência do barbudo na Lapônia sueca virou até patrimônio cultural e é mantida com subvenções da União Européia. Mas a casa mais visitada é mesmo a da Finlândia. O local fica em Arctic Circle, SF 96930, Rovaniemi. Rovaniemi é a capital da região da Lapônia. Fica no Círculo Polar Ártico. Segundo a lenda, Papai Noel está com mais de 500 anos e tem carteira de habilitação para dirigir trenós.

Como surgiu o Papai Noel

O Papai Noel foi inspirado no bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra (Turquia) no século 4. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.

Sua transformação em símbolo natalino ocorreu na Alemanha. O escritor Clement Moore, no século 19, fez um conto sobre um bom velhinho chamado São Nicolau que morava no Pólo Norte e, com seu trenó, distribuía presentes. A história se popularizou e correu o mundo.

A imagem que se tem hoje do Papai Noel apareceu em 1876. Foi obra de um cartunista norte-americano, Thomas Nast, que retratou São Nicolau como um senhor gordinho e de barbas brancas na revista Harper’s Weekly. As roupas vermelhas e o trenó puxado a rena foram acrescentadas depois, no século 1920.

 via Guia dos Curiosos
 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: